sexta-feira, 5 de agosto de 2022

APROVADO O CÓDIGO ADUANEIRO DO MERCOSUL

 APROVADO O CÓDIGO ADUANEIRO DO MERCOSUL - matéria importante sobre a LEGISLAÇÃO ADUANEIRA - novo concurso da Receita Federal do Brasil

Com o Decreto Legislativo n. 149 de 2018 o Brasil aprovou o texto do Código Aduaneiro do Mercosul.
SAIBA COMO passar no próximo concurso da Receita Federal do Brasil.




DECRETO LEGISLATIVO Nº 149, DE 2018
Aprova o texto do Código Aduaneiro do Mercosul, celebrado em San Juan, em 2 de agosto de 2010.
Brasília, 13 de abril de 2016

     Excelentíssima Senhora Presidenta da República,

     Submetemos à elevada consideração de Vossa Excelência, para posterior envio ao Congresso Nacional, o anexo projeto de Mensagem que encaminha o texto do Código Aduaneiro do MERCOSUL (CAM), firmado em San Juan, em 2 de agosto de 2010.

     2. O CAM constitui legislação aduaneira comum no âmbito regional, e uma vez em vigor, permitirá aos Estados Partes do MERCOSUL ampliar ações concertadas em matéria aduaneira, com consequências positivas para a circulação de bens na região.

     3. A norma, já internalizada pela Argentina e em vias de incorporação pelos demais Estados Partes, cobre institutos basilares em matéria aduaneira e conforma base jurídica fundamental para alcançar estágios mais avançados de integração.

     4. À luz do exposto e com vistas ao encaminhamento do assunto à apreciação do Congresso Nacional, em conformidade com o Artigo 84, inciso VIII, combinado com o artigo 49, inciso I da Constituição Federal, submetemos à elevada consideração de Vossa Excelência o anexo projeto de Mensagem, acompanhado de cópias autenticadas do Código.

No último concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal e de Analista Tributário da Receita Federal tivemos o Código Aduaneiro do Mercosul como parte da disciplina, na época o Brasil ainda não tinha assinado o Decreto Legislativo internalizando o referido Código. Agora o caminho está aberto para a matéria cair na prova.

SAIBA COMO passar no próximo concurso da Receita Federal do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário