domingo, 23 de maio de 2021

NOVO CURSO DE EDUCAÇÃO FISCAL 

PARA A SEFAZ CEARÁ




Pessoal saiu o edital da SEFAZ Ceará e trouxe com ele muitas novidades, inclusive com uma nova disciplina chamada EDUCAÇÃO FISCAL.

Eu sou formado no curso de Educação Fiscal vinculado ao Plano Nacional de Educação Fiscal e faço parte do GEFE (Grupo de Educação Fiscal do Estado de São Paulo) desde 2016. Dou aulas para crianças, jovens, adultos, turmas de contadores, turmas de advogados, empresários, há alguns anos desta disciplina.

Pensando em ajudar o pessoal com esta disciplina estamos preparando todo o curso em PDF, a primeira aula já está feita e será entregue aos alunos, o curso terá mais de 100 questões inéditas, comentadas pelo professor.

O conteúdo do edital sobre a disciplina veio bem completo, a saber:

EDUCAÇÃO FISCAL:

1 Introdução à educação fiscal.

1.1 Conceitos de educação fiscal.

1.2 Objetivos da educação fiscal.

1.3 Características da educação fiscal.

2 O papel social da educação fiscal.

2.1 Os fundamentos constitucionais de um Estado Democrático de Direito.

2.2 O Estado de Bem-Estar Social.

2.3 As relações entre Estado e sociedade.

2.4 A educação fiscal como instrumento de promoção da cidadania e da dignidade humana.

3 O Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

3.1 Valores morais que suportam o Programa.

3.2 Finalidades do Programa.

3.3 Modelo de gestão vigente no Programa.

3.4 Diretrizes estratégicas do Programa.

3.5 Fundamentos do Programa.

3.6 Abrangência do Programa.

3.7 Inserção do Programa na educação formal no Brasil.

4 A educação fiscal no contexto do ensino superior.

4.1 Dilemas da educação superior no Brasil.

4.2 Ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação fiscal.

5 O papel social dos tributos.

5.1 Os tributos como fonte de financiamento do Estado.

5.2 Os tributos no contexto da redução da desigualdade social.

5.3 Conceitos fundamentais relacionados à equidade fiscal (princípio do benefício, princípio da capacidade contributiva, progressividade do tributo e carga tributária bruta e líquida).

5.4 Tipos ou espécies de tributos.

5.5 Conceitos fundamentais relacionados a tributos (base de cálculo, alíquota, contribuinte).

5.6 Classificações dos tributos.

6 O Sistema Tributário Nacional.

6.1 As funções da tributação.

6.2 Princípios basilares do Sistema Tributário Nacional.

6.3 Princípios tributários constitucionais.

6.4 Fundamentos de um sistema tributário que visa a tributação ideal.

7 Gestão dos recursos públicos.

7.1 Sistema orçamentário no Brasil (plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual).

7.2 Ciclo orçamentário.

7.3 Orçamento participativo.

8 O controle social da administração pública.

8.1 Instrumentos de controle social em vigor no Brasil.

8.2 Transparência e controle social.

8.3 Lei de Responsabilidade Fiscal.

8.4 Iniciativas da sociedade civil em prol do controle social.

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1) (2020/INSTITUTO AOCP/Prefeitura de Novo Hamburgo – RS/Assistente Social) No âmbito do controle democrático, a partir de 2004, surgiu um novo espaço de exercício de cidadania no Brasil. Trata-se de um espaço que atua com ações de educação para a cidadania fiscal e controle social, contribuindo para a eficiência da gestão pública, por meio da vigilância social da execução orçamentária. Caracteriza-se, também, por ser um espaço apartidário e que deve reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil. Esse novo espaço é denominado

A) conselho de direitos financeiros.

B) fórum fiscal da sociedade civil.

C) controle sem partido.

D) observatório social.

E) conferência representativa da sociedade.

2) (2010/FCC/SEFAZ-SP/TÉCNICO DA FAZENDA ESTADUAL) Educação Fiscal para a Cidadania é uma nova prática na área educacional que discute a relação do cidadão com o Estado, no campo financeiro, integrando suas duas vertentes, que são:

A) arrecadação e tesouraria.

B) contabilidade geral do Estado e tesouraria.

C) fiscalização de tributos e gasto público.

D) arrecadação e gasto público.

3) (2010/FCC/SEFAZ-SP/TÉCNICO DA FAZENDA ESTADUAL) A SEFAZ está, atualmente, modernizando-se para melhor atender ao cidadão e ao contribuinte objetivando:

− fornecer, ao contribuinte, orientação e serviços mais eficientes;

− disponibilizar, à sociedade, instrumentos de acompanhamento e informação sobre as contas pública;

− promover a inclusão social, através da educação fiscal e divulgação de informações;

− estimular a prática da cidadania e promover o despertar da consciência tributária no cidadão.

Além dos contidos nos itens acima, seguindo um novo modelo de gestão pública, a SEFAZ objetiva ser um modelo de administração pública baseada em

A) transparência e utilidade.

B) política e centralização.

C) participação e convencionalidade.

D) eficácia e formalismo.

4) (Inédita do Tudão) Para melhor compreensão remetemos à leitura do conceito de Educação Fiscal constante do Caderno 1 do Curso de Disseminadores do PNEF, 4º edição, – “Educação Fiscal no Contexto Social”, página 27, a saber:

“Educação Fiscal deve ser compreendida como uma abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos, estimulando o cidadão a compreender o seu dever de contribuir solidariamente em benefício do conjunto da sociedade e, por outro lado, estar consciente da importância de sua participação no acompanhamento da aplicação dos recursos arrecadados, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador.

Sobre a educação fiscal assinale V ou F:

(     ) Cada contribuinte deve pensar em si proprio a  fim de  resguardar o seu direito, sem preocupar-se com a coletividade.

(     ) A possibilidade de acompanhar a aplicação de recursos é baseada na justiça, transparência, prosperidade e efeiciência.

(     ) O Estado arreacdador pode e deve impedir que o cidadão tenha acesso as suas contas.

5) (Inédita do Tudão) Sobre o conceito de educação fiscal assinale V ou F:

(     ) a educação fiscal deve ser definida como um processo de preparação do indivíduo para compreender a atividade financeira pública realizada por meio da arrecadação dos tributos e sua consequente aplicação.

6) (Inédita do Tudão) Joaquim resolveu fazer o curso de educação fiscal para a cidadania e lá recebeu as seguintes informações:

(     ) que quem mantém terra rural improdutiva pode ter imposto aumentado no Brasil.

(     ) que quem não cuida de imóvel dentro da área urbana pode se tornar responsável por pagar mais imposto de modo progressivo.

(     ) que se ele não cuidar do seu carro pode te-lo apreendido em virtude de multa tributária.

(    ) que sobre os valores que ele recebe diariamente como motorista de uber não incide tributo por ser reconhecidamente um serviço esporádico.

7) (Inédita do Tudão) Uma das estratégias de educação fiscal é:

a) estimular os contribuintes a exigir a nota fiscal.

b) estabelecer metas de atingir contribuintes por mês.

c) atingir muitas pessoas através de um canal no youtube.

d) influenciar pessoas a respeito de como são corruptos os governantes.

e) desestimular o cidadão informando a ele que não tem mais jeito no país.

 8) (Inédita do Tudão) São verdadeiras as informações a seguir?

(     ) O tributo é cobrado porque ele é o custo do contrato social, da vida em sociedade. Infelizmente, muitos parecem pensar e agir como se os benefícios sociais fossem gratuitos; na verdade, os bens e serviços públicos são custeados pelos tributos pagos pelo cidadão.

(     ) Diretamente, os tributos revertem para a sociedade em forma dos bens e serviços públicos, tais como: segurança pública, saúde, educação, justiça, sistemas de transportes, etc.

(     ) Indiretamente, seu retorno para a vida social está nos efeitos na distribuição de renda (ao arrecadar dinheiro de quem tem para distribuir a quem não tem, os tributos potencialmente reduzem as desigualdades sociais), no incentivo ao desenvolvimento regional ou setorial, na regulação do comércio interno e externo.

 9) (Inédita do Tudão) Assinale V ou F:

(     ) a educação fiscal não é simplesmente uma estratégia para arrecadar mais dinheiro, nem está centrada exclusivamente em explicar por que tributos devem ser pagos.

(     ) a moralidade fiscal pode ser definida em termos simples, como o conjunto de motivações subjacentes que incentivam o cumprimento das obrigações tributárias.

 10) (Inédita do Tudão)

(     ) Quando o contribuinte paga o tributo porque se sente envergonhado de não o fazer trata-se de uma motivação intrínseca.

(     ) Quando o contribuinte paga o tributo porque se sente culpado trata-se de motivação intrínseca.

(     ) Quando o contribuinte paga o tributo com medo de que seus pares o reconheçam como devedor trata-se de motivação por influência social.

(     ) Quando o contribuinte paga o tributo por sentir que o estado o tem retribuído com bons serviços trata-se de motivação intrínseca.

11) (Inédita do Tudão) Você foi até o site SEFAZ Ceará justo no dia 25 de maio, dia da Educação Fiscal, lá você  verificou uma programação virtual com diversas atividades  com reflexões sobre cidadania, solidariedade fiscal, reforma tributária, administração pública e curiosidades sobre a história da instituição. A ideia é de que a semana de educação fiscal proporciona reflexão sobre a importância dos tributos, sobretudo como uma ação cidadã. “Saber a destinação dos recursos públicos advindos dos tributos para o atendimento das demandas sociais promove também corresponsabilidade coletiva e expande o números de disseminadores de educação fiscal no contexto social”. Na semana ainda serão abordados temas que permitirão mais acessibilidade do cidadão para compreender a importância da Educação Fiscal. Desta programação você pode afirmar ser F ou V:

I) (     ) A educação fiscal no estado do Ceará está subordinada ao PNEF

II) (    ) A educação fiscal visa somente informar o sujeito passivo de que deve pagar seus tributos em dia.

III) (     ) A educação fiscal tem por objetivo principal aumentar a arrecadação tributária cearense.


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